quinta-feira, 29 de março de 2007

O Leão e a Gazela - Vídeo


In-africa
Vídeo enviado por gattovelour

sexta-feira, 23 de março de 2007

Artefato - Ferramenta Virtual



Skovsmose e Borba (2004), apud Borba e Malheiros (2006) propõem que uma pesquisa pode ser analisada em termos de um triângulo onde os vértices são Situação Corrente (SC), Situação Imaginada (SI) e Situação Arranjada (SA).

Neste sentido nós, do grupo REDES, estaremos nos apoiando neste triângulo para pesquisa e contrução do nosso artefato.

quarta-feira, 21 de março de 2007

"Problemática ou Solucionática?"


Percebemos a dificuldade dos alunos do curso de Mestrado em Educação Tecnológica - CEFET-MG na interação e comunicação e a conseqüente concretização de redes de conhecimento sobre o cotidiano da vida acadêmica.
Assim sendo, pretendemos ampliar/melhorar as redes de comunicação/conhecimento entre os alunos do curso de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Para tal, nos situaremos dentre algumas concepções de rede na elaboração de uma ferramenta virtual.

Rede de Tarefas

Rede de tarefas é um dos recursos gráficos mais utilizados para representar as atividades de um projeto e suas relações de precedência.
A rede de tarefas de um projeto representa um mapa a ser seguido durante sua execução.
na rede de tarefas, cada atividade ou tarefa é representada por um nodo.
Esta rede pode ser usada como recurso de planejamento, execução e controle.

Fonte: MOURA, D. G. e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. Ed. Vozes, Petrópolis, 2006. p. 110 - 114

terça-feira, 20 de março de 2007

Sociedade em Rede




“Ainda que o conceito de rede seja utilizado para fazer referência a distintas realidades, apresenta, no entanto, como idéia comum, a imagem de pontos conectados por fios, de modo a formar a imagem de uma teia. Por intermédio dos estudos das redes pode-se, por exemplo, mapear as relações entre indivíduos ou grupos, iniciando-se pelos contatos diretos, ou estudá-los a partir das variáveis intensidade, tamanho, freqüência e qualidade dos contatos. Pensar uma sociedade em rede significa entendê-la na sua interdependência e policentrismo” (Oliveira APUD ANDRADE et al 2002).

ANDRADE, Gabriela R. B. de; VAITSMAN, Jeni. Apoio social e redes: conectando solidariedade e saúde. Ciênc. saúde coletiva., Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 Mar 2007. Pré-publicação. doi: 10.1590/S1413-81232002000400023

Redes e Educação

Conta-se que, há anos, uma expedição de cientistas encontrou, numa ilha remota, uma comunidade primitiva dispersa em tribos que comunicavam entre si por sinais de fumo. O entusiasmo dos primitivos com os rádio-telefones dos cientistas foi de tal forma expressivo que estes resolveram oferecer-lhes alguns aparelhos, antes de prosseguirem viagem. Passados dias, no trajecto de regresso, os cientistas interrogavam-se sobre como é que uma população culturalmente preparada para comunicar à distância, ainda que por métodos primitivos, teria reagido à posse de instrumentos de comunicação tão poderosos. A resposta dos nativos, por sinais e gestos entusiásticos, não se fez esperar – precisavam de mais rádio-telefones! “Mais porquê?”, perguntou o chefe da expedição, surpreendido. O intérprete da equipa conseguiu, então, decifrar a resposta: “Mais, porque já arderam todos. Faziam um fumo muito espesso, que produzia excelentes mensagens, mas agora não temos mais!”

Para continuar a ler este texto clique aqui http://eden.dei.uc.pt/~adf/cne2002.pdf

Redes Sociotécnicas

Redes sociotécnicas:
1) Uma das formas em que pode se desenvolver uma rede social. Aquela em que a tecnologia oferece a estrutura de sustentação das relações sociais que irão se estabelecer.
2) Denominada assim porque não se trata apenas de uma rede de computadores, nem tampouco de um aglomerado de pessoas, mas de uma interconexão de seres humanos - uma rede social - possibilitada pelas tecnologias. Nela, tudo se dá de forma peculiar, inclusive as relações entre as pessoas.

Fenômeno mais recente:
Estruturas de telecomuniações e tecnologias digitais

Estrutura:
Bruno Latour (1994) define a estrutura das redes sociotécnicas, onde o ser humano seria mais um nó numa estrutura não-linear sempre aberta a novos componentes.

Extraído de:
Redes Sociotécnicas - Cap. 4 da dissertação de mestrado de Zulmira Medeiros - A apropriação da cultura tecnológica na formação das redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo (2005)

segunda-feira, 19 de março de 2007

Redes Sociais


Refere-se a formas de organização social cujas ações buscam a complementaridade, a reciprocidade, a otimização das experiências e dos recursos existentes para o fortalecimento dos grupos sociais e dos indivíduos que participam de uma construção coletiva, a exemplo, as cooperativas, as organizações auto-gestionadas, entre outras. As redes rompem com a fragmentação do tecido social. Buscam resgatar a sociedade civil, religando tudo aquilo que foi desconectado. Nessa perspectiva, não existe nenhum pensamento, nenhuma prática ou trabalho que seja completo, pronto e acabado. Nem todas as redes têm compromisso com o coletivo e com a justiça social, como as redes de corrupção, de violência e da prostituição infantil. Diante disso, existem redes que merecem ser ativadas e outras que devem ser desativadas.
Fonte: FIDALGO, Fernando e MACHADO, Lucília (editores). Dicionário da Educação Profissional. Belo Horizonte:Núcleo de estudos sobre Trabalho e Educação, UFMG, 2000.

Definição de Rede para o dicionário da língua portuguesa on-line e Houaiss (dicionário eletrônico)




rede
do Lat. rete
s. f.,
tecido de malhas de variável largura para apanhar peixes, etc. ;
tecido de arame (para vedações, etc. );
leito balouçante feito de malha e que se suspende de dois ganchos nas extremidades;
Inform.,
totalidade dos circuitos e dispositivos de comutação que permitem a ligação entre os equipamentos terminais de dados;
fig.,
conjunto de linhas férreas, telegráficas, telefónicas, etc. ;
cilada;
compilação de coisas tecida pela intriga.
rede (Houaiss)
Derivação: por extensão de sentido = conjunto de pontos que se comunicam entre si.
Derivação: por metáfora = conjunto de pessoas ou estabelecimentos que mantêm contato entre si, ger. organizadas e sobre um único comando

sexta-feira, 16 de março de 2007

Introdução


A disciplina tem como proposta a elaboração de um Projeto de Trabalho pelos alunos visando também o desenvolvimento de um artefato ou objeto técnico como produto final.
O tema de trabalho deste grupo é REDE. As etapas de construção do projeto, o histórico do seu desenvolvimento e outras informações estarão disponíveis neste blog.