sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Quando o leão se sente gazela



Acabamos de saber em primeira mão que o nosso artigo não foi aceito no VI ENPEC. Isso foi uma decepção, mas com certeza servirá para reavaliarmos melhor o nosso trabalho e tentar melhorá-lo cada vez mais.


É isso aí. Bola pra frente!

domingo, 16 de setembro de 2007

PARABÉNS!

Léo,



Parabéns pra você,

nesta data querida.

Muitas felicidades,

muitos anos de vida!


Difícil escrever um poema como esse! (ehehehehehe)

sábado, 15 de setembro de 2007

O leão vai falar!


É chegada a hora de novamente apresentar nosso trabalho ao público. Nossa primeira apresentação foi na disciplina LACTEA, onde mostramos nossos artefatos na forma de trabalho final da disciplina.
Dessa vez, apresentaremos no IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa em Pós-graduação e no IX Seminário de Progresso de Pesquisa em Pós-graduação, que acontecerão durante a III Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG.

Todos estão convidados. Em breve saberemos o horário da apresentação e divulgaremos tanto nos blogs quanto no próprio site.

Estamos também aguardando o resultado da nossa inscrição no VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, que acontecerá em Florianópolis no fim do ano.

O Leão está cada vez maior!


Depois de criar o moodle para a disciplina "Seminários de Integração das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica", foi a vez da disciplina "Ambientes de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Tecnologia" migrar para o nosso moodle.

São agora duas disciplinas vinculadas ao nosso site, que não pára de crescer. Estamos prestes a completar 2000 visitas no site e no podcast já passamos de 1500.

Isso indica que os nossos artefatos não desapareceram depois do término das atividades da disciplina em que foram criados, a disciplina LACTEA, do Prof. Paulo Cezar Santos Ventura.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Parabéns pra você!


Galera, ontem foi aniversário do nosso companheiro de Savana, Aldiney.


PARABÉNS!!!!!

E CONTINUE CORRENDO......

www.oleaoeagazela.com.br

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Investigação-Ação

"Um processo epistemológico de indagação e conhecimento que requer e tem um método científico definido, onde o objeto de indagação e conhecimento são as próprias práticas educacionais" (MION).


Ouça o primeiro seminário da disciplina: Seminários de Integração das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, acessando nosso site:


http://www.oleaoeagazela.com.br/


sábado, 7 de julho de 2007

PARABÉNS PONTELO!


A alegria brilha nos olhos de quem sabe curtir

A emoção de simplesmente viver.

Viva com disposição e entusiasmo,

Fazendo o que gosta e realizando seus sonhos.

Para você os nossos melhores votos de

Feliz Aniversário!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

O Leão e a Gazela: O ARTIGO!


Ontem, dia 04 de julho, o grupo "Redes e Negociação" reuniu-se para estruturar o artigo sobre o trabalho desenvolvido na disciplina LACTEA.
As únicas pendências agora são o abstract e a publicação!
Obs: essa ai é a camisa que o grupo usou na apresentação do trabalho!

Apresentação


"Cada um de nós se situa em redes, cada uma delas correspondendo a um tipo de comunicação, de realidade física e simbólica, ou a um tipo de rede específica que nos atravessa ou nos constitui: redes topográficas, redes cognitivas, redes biológicas, redes sociais e redes tecnológicas... Quando no futuro se fizer o elenco dos paradigmas que marcaram mais profundamente a nossa mentalidade na segunda metade do século XX, teremos certamente a rede entre eles." (PARENTE, 2000)




segunda-feira, 2 de julho de 2007

Calmaria na Savana


Manhã, submersa em névoas tranquilas. Espaço translúcido entre os galhos de uma árvore olhando o tempo passar, por entre a sua folhagem. Despertar tranquilo no silêncio que a noite propaga para o dia, na calmaria. Acordar mistérios envoltos nesta nuvem branca, onde nascem os sonhos, onde dormem as estrelas.
Pois é... Depois da tempestade a savana passa por um período de calmaria. O trabalho final da disciplina foi entregue ao professor Paulo Cezar precedido por uma agradável discussão com a turma recheadas com valiosas e generosas contribuições para a nossa equipe.
As férias começaram e, com elas, os trabalhos de algumas disciplinas também, o que nos faz lembrar que devemos continuar na corrida, não importando se nos sentimos leões ou gazelas.

domingo, 24 de junho de 2007

Reta final


Estamos agora nos últimos preparativos para a nossa apresentação de quarta-feira que vem (27/06/07). Vamos apresentar na disciplina LACTEA do MET-CEFET-MG nossos artefatos e os resultados que acreditamos ter conseguido com eles. Por isso, não importa agora que somos leões e não gazelas, estamos correndo!

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Apreensão - resultados da primeira intervenção



Estávamos reocupados com os acessos aos nossos artefatos. Consideramos que o número de acessos é muito bom, mas não consideramos que estávamos abrangendo todos da rede do MET. Tentamos então uma divulgação maior, passando cartões aos estudantes e professores e colando cartazes do site nos quadros de avisos do curso, além de mandar várias mensagens de cunho de divulgação por e-mail e de fazer divulgação pessoal (boca-a-boca). Como resultado disso acreditamos que as visitas cresceram, mas detectamos, através de conversas pessoais, que alguns integrantes da rede do MET ainda pensam nos nossos artefatos como brincadeiras ou como produções com o objetivo único de diversão.
Pensamos agora a respeito disso que criar o link na página oficial do MET seria de grande ajuda para reafirmar o caráter dos nossos artefatos de dar suporte aos integrantes da rede do MET no que diz respeito às dificuldades encontradas no próprio site oficial, ou seja, o link daria aos nossos artefatos uma característica mais próxima dos objetivos que propusemos quando da elaboração do projeto ou uma transparência maior desses objetivos aos usuários do nosso site e do nosso podcast.

Site oficial do MET

Entramos agora em negociação com os responsáveis pelo site oficial do Mestrado em Educação Tecnológica (www.et.cefetmg.br) para que, em tal site, seja colocado um link para o nosso site "O Leão e a Gazela" (www.oleaoeagazela.com.br)

Vê-se na criação desse link grande potencial de divulgação dos nossos artefatos.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Tarefas bolinha

Nesta semana a equipe o leão e a gazela intensificou seus trabalhos, realizando novas entrevistas sobre negociações de conflitos internos ao MET e outros assuntos acadêmicos.
Esta havendo também maior publicidade dos artefatos construídos, principalmente o site www.oleaoeagazela.com.br e o podcast que veicula os arquivos de áudio (entrevistas).
Os próximos passos do projeto prevêem processos de avaliação de eficiência e eficácia dos artefatos criados consoante os objetivos projetados.
Por eficiência entendemos fazer acertadamente um processo. Neste caso, o processo é o desenvolvimento dos artefatos.
A eficácia é ligada ao objetivo propriamente dito, a relação entre os resultados esperados e os obtidos com os artefatos em uso.
Eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.
Estudamos se estas medidas são relativas aos artefatos e as suas implementações diárias feitas pelo grupo, ou então se elas incorporam os processos de divulgação destes artefatos.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Entrevista com Sidney Maia



Ouça a entrevista com o mestrado Sidney Maia explicando sobre o descredenciamento do prof. Fábio W. da Silva, nova eleição para represetante discente e vagas para professores na Linha I.

Acesse: www.oleaoeagazela.com.br e ouça mais essa entrevista no nosso PodCast.

Imperdível! Professor Fábio conta tudo no Leão e a Gazela

Olá Pessoal!!!

Entrem em nosso site : http://www.oleaoeagazela.com.br e ouça a entrevista com o Prof. Fábio W. da Silva, lá ele comenta sobre seu descredenciamento, o motivo de sua decisão e a atual situação do mestrado.

Não percam!

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Novas Entrevistas no PodCast

É isso mesmo, você leu corretamente: são novaS!

O PodCast, O Leão e a Gazela, coloca no ar duas entrevistas seguidas esta semana:




Professor Paulo Cezar S. Ventura falando um pouco sobre museus e especialmente sobre o NEMHE - Núcleo de Estudos de Memória, História e Espaço do CEFET-MG.






Professor Dácio G. Moura falando um pouco Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho.





Não deixem de ouvir as entrevistas acessando o nosso PodCats: é só clicar no menu à direita.
Não deixem também de acessar no site e deixar sua pegada lá deixando um recado e se cadastrando.

terça-feira, 15 de maio de 2007

como aferir...

Das nossas discussões surgiram questões sobre a aferição dos resultados esperados na execução do projeto. Muitas dúvidas sobre técnicas e instrumentos de verificação. A necessidade de leituras, mas quais, onde estão? Por enquanto estamos acompanhando os resultados das estatísticos do site. Nestas semana e na próxima deveremos cercar este ponto e decidir como fazer para aferir esses resultados.

No mês de maio, até hoje foram 156 visitas, sendo 106 visitantes únicos, significando que 50 delas foram revisitas.Curioso notar que 7 visitas, ou seja 4,4% delas, duraram mais de uma hora. Será você um deles?

Veja este gráfico dos horários de acesso ao site. Ela reflete os web-hábitos dos visitantes quanto aos horários de acesso.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Utilidades Leão e a Gazela


Olá pessoal, novidades na "net"!


O Site Leão e a Gazela tem novidades:



  • Novo calendário e agenda de eventos, aulas e afins.

  • Grupo de Discussão

  • Mural de Recados (visite e deixe seu recado)

  • Cadastro (cadastre-se em nosso site, estamos criando uma lista de usuários)

  • Periódicos (Uma lista com os principais periódicos de interesse)

  • PodCast com entrevistas (Uma nova entrevista já está disponível, a Negociação está em pauta)

  • Novo Endereço: http://www.oleaoeagazela.com.br

Não deixem de nos visitar!!!!!

Negociação em Pauta


Nova entrevista no PodCast! Entre no site: http://www.oleaoeagazela.com.br e ouça a nova entrevista, o tema agora é a NEGOCIAÇÃO.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

E agora......


... temos que fazer os acertos necessários em algumas partes do formulário, após a apresentação do mesmo, pelos grupos redes e negociação, na aula de hoje.

Partes do Formulário - TÍTULO


Website e Podcast: Ferramentas virtuais como instrumentos de constituição de redes sociotécnicas e de processos de negociação

Partes do Formulário - EQUIPE

Aldiney Silva (aldineysilva@yahoo.com.br)
Bruno Bragança (
bragancab@gmail.com)
Débora Prado (
deborapradosee@gmail.com)
Ivan Pontelo (
ipontelo@gmail.com)
Leonardo Augusto (
leobioeja@yahoo.com.br)
Valter Luiz A. Vitor (valtervitor@yahoo.com.br)
Prof.: Dr. Paulo Cézar Santos Ventura (pcventura@gmail.com)

Partes do Formulário - SITUAÇÃO PROBLEMA

A dificuldade de comunicação entre os estudantes do Mestrado em Educação Tecnológica (MET) para trocarem informações sobre e para as atividades acadêmicas.

Partes do Formulário - OBJETIVOS

Objetivos Gerais
Contribuir para a melhoria da comunicação e troca de informação sobre as atividades do MET (Mestrado em Educação Tecnológica) e entre os estudantes do MET.
Objetivos Específicos
Desenvolver um sistema de comunicação virtual e interativo integrando um website e um podcast que possibilite a comunicação e a interação entre os estudantes do MET no CEFET-MG.
Propiciar o desenvolvimento de uma rede sociotécnica suportada por este sistema.
Verificar a eficácia destas ferramentas na formação de redes de interação homem-máquina.Observar como o conceito de redes sociotécnicas e de negociação permeia o processo de construção dessas ferramentas.

Partes do Formulário - JUSTIFICATIVA

A espécie humana é essencialmente sociável. Por esta característica os seres humanos sempre buscaram se relacionar e criar estruturas sociais complexas. Cada indivíduo ao desempenhar papéis diversos (estudante, trabalhador, jogador de basquete, sambista, fumante e tantos outros) consiste em um nó de redes específicas que comporá outras redes, formando redes sempre mais amplas. Nas palavras de Castells (2005, p. 566) uma “(...) rede é um conjunto de nós interconectados. Nó é ponto no qual uma curva se entrecorta.” Desta forma cada um desses nós se interconecta, seja em pequenos grupos, como o núcleo familiar, seja em grupos muito mais complexos como comunidades e sociedades.

Essa ampla rede aumenta a cada dia conectando humanos e máquinas e dando forma às redes sociotécnicas, que de acordo com Medeiros (2005) são redes sociais em que a tecnologia oferece a estrutura de sustentação das relações que irão se estabelecer.

Desse modo, considera-se que a internet pode ser vista como uma rede sociotécnica ao viabilizar e potencializar a interação e a comunicação entre as pessoas, numa estrutura auto-reguladora reticulada. As tecnologias que ela envolve, as conexões e os nós técnicos e sociais por ela formados, lhe servem de sustentação e, ao mesmo tempo, são sua razão de existir (MEDEIROS, 2005, p. 49).

Latour, por sua vez, nos dá a dimensão social da construção do conhecimento científico. Ele propõe que este conhecimento seja visto como um produto ou efeito de processos e práticas sociotécnicas no âmbito de uma rede de materiais heterogêneos, que inclui máquinas, indivíduos, instituições e organizações. Essa rede produz fatos e máquinas com movimentos estratégicos de decisões e táticas de negociações entre seus integrantes. Latour denominou-a como rede sociotécnica (Latour, 2000), conceito que adotamos neste projeto como tema de pesquisa, juntamente com a noção de negociação.

Processos de interação envolvem interesses, mobilizações, conflitos, construção de alianças, e produzem pontos de convergência e de contato (interação) e também de exclusão (negação). Tudo isto desemboca em processos constantes, consciente ou não, de soluções negociadas de conflitos. Tais negociações são entendidas por nós como (...) fenômenos de decisão complexos, que geralmente apresentam características como existência de aspectos subjetivos, de percepções e emoções, relações com outras negociações passadas ou futuras, necessidade de comunicação e processo de aprendizado, entre outras (BALVERDE, 2006, p12).

Destarte, a negociação se faz presente nos mais diversos âmbitos das redes de contato, permeando ações e tomadas de decisões nas mais variadas instâncias. Por isso consideramos que rede sociotécnica e negociação são indissociáveis, como bem nos diz Higino: "A negociação entra pela porta de nossas casas, intervém em nossa comunicação familiar, aperfeiçoa nossa relação com as tecnologias e os objetos modernos, condiciona nossa convivência com a sociedade e coloca-nos numa enorme rede de conexões, no mundo globalizado, mudando, assim, certas fronteiras do conhecimento. Para bem negociar nossa vida e nossas relações, no mundo pós-moderno, é preciso conhecer, e é preciso, portanto popularizar o conhecimento científico e, sobretudo, o conhecimento técnico e tecnológico. Para bem popularizar, é preciso colocar frente a frente os diversos atores envolvidos nessa rede que tece sua teia e prende seus nós em meio à produção científica e à divulgação cultural – uma via de mão dupla, uma vez que a cultura é uma construção coletiva (VENTURA, 2001, apud HIGINO, 2002, p 114)."

Especificamente sobre essa pesquisa, consideramos que a internet pode viabilizar e sustentar a interação e a comunicação entre os alunos do MET no CEFET-MG. Isto nos levou à decisão de criar dois artefatos integrados, que são o website e a rádio virtual ou podcast, por serem tecnologias que potencialmente podem propiciar conexões e nós tecno–sociais, e, consequentemente, servir para dar sustentação a uma rede sociotécnica.

A nossa percepção da dificuldade dos alunos do Mestrado em Educação Tecnológica no CEFET-MG em estabelecer canais de interação e de comunicação eficazes entre si, e de encontrar soluções negociadas para os problemas e conflitos cotidianos do curso, nos levou a propor a formação da rede sociotécnica suportada pelo website e podcast.

Nossa hipótese é que a concretização de redes de conhecimento virtuais acerca do cotidiano da vida acadêmica facilite a troca de informação com maior eficácia entre os indivíduos, neste caso, os alunos do Mestrado em Educação Tecnológica no CEFET-MG.

Pretendemos que os artefatos em projeto ofereçam uma ampla plataforma de trabalho, com ferramentas que atendam ao objetivo proposto, como o estabelecimento de um ágil fórum de discussão virtual com cadastro de endereços eletrônicos de todos, uma agenda coletiva de compromissos e atividades comuns que poderá ser alimentada e realimentada por qualquer integrante da rede, formação de um repositório de textos de qualquer natureza cuja base de dados acessível, ferramentas de busca eficientes, serviços de tradução automática de textos e do conteúdo de outros sites.

A proposta da criação deste ambiente virtual independente das características e funções do site dessa instituição educacional facilitará a interação virtual entre alunos a partir de tecnologias e recursos disponíveis on line, e servirá como base para o desenvolvimento de uma rede sociotécnica de aprendizagem e cooperação.

Bibliografia
BALVERDE, Nelson R. M. Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao processo de negociação integrativa. 2006. 159f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível em acessado em 09/04/2007.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura, vol.1. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
HIGINO, Anderson F. F. A pedagogia de projetos na educação em ciência e tecnologia à luz da ciência da complexidade e do conceito de negociação; estudo de caso no ensino de física dos cursos de engenharia industrial do CEFET-MG. 2002. 187f. Dissertação (mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Programa de Mestrado em Tecnologia, área de concentração: Educação Tecnológica.
MEDEIROS, Zulmira. A apropriação da cultura tecnológica na formação das redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo. 2005. 158f. Dissertação (mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Programa de mestrado em tecnologia, área de concentração: Educação Tecnológica.LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

Partes do Formulário - METODOLOGIA

Diante do problema em questão e da necessidade de se delimitar o tema, o caminho a ser percorrido será através da conceituação e delimitação teórica acerca das temáticas de Redes Sociotécnicas e Negociação, o projeto segue buscando a construção de artefatos que sejam capazes de expressar as características básicas de Rede Sociotécnica e Negociação.

Skovsmose e Borba (2004), apud Malheiros e Borba (2006) propõem que uma pesquisa pode ser analisada em termos de um triângulo onde os vértices são:
· Situação Corrente (SC) – o ponto de partida.
· Situação Imaginada (SI) – o ponto que se deseja atingir.
· Situação Arranjada (SA) – Conjunto das táticas e estratégias do percurso na pesquisa.

Consideramos viável a adaptação dessa idéia de “triângulo” para realização de um trabalho. É considerada como situação corrente (SC) que algum aluno tem ou precisa de alguma informação e não tem onde disponibilizá-la ou onde procurá-la. A situação imaginada corresponde a um ambiente onde essas informações poderiam e estariam disponibilizadas. Já a situação que será arranjada (AS) é a criação de um sistema de comunicação virtual e interativo integrando um website e um podcast.

Para Skovsmose e Borba (2004), apud Malheiros e Borba (2006) “(...) uma situação arranjada é uma prática alternativa que emerge de uma negociação que envolve pesquisadores e professores (...). A situação arranjada pode ser limitada por diferentes tipos de estruturas e práticas constantes. Mas é sempre arranjada com a situação imaginada em mente” (p.8).

Para esses mesmos autores (...) pensar em pesquisa dessa forma, dá novos contornos à pesquisa ação, já que condiciona à análise da qualidade da pesquisa ao encontro de uma SC relevante e ao desenvolvimento de uma SI que revele uma possibilidade de mudança. É também analisada que praticamente nunca se chega a uma situação imaginada, mas sim a uma situação arranjada, que é uma adaptação da primeira diante de empecilhos de todo tipo que surgem (Skovsmose e Borba, 2004, Apud Malheiros e Borba, 2006, p.7).

Segundo Medeiros, (2005); “a rede sociotécnica é uma das formas em que pode se desenvolver uma rede social. [...] Denominada assim porque não se trata apenas de uma rede de computadores, nem tampouco de um aglomerado de pessoas, mas de uma interconexão de seres humanos - uma rede social - possibilitada pelas tecnologias. Nela, tudo se dá de forma peculiar, inclusive as relações entre as pessoas”.

Nesse contexto, os artefatos definidos foram um WebSite que será construído a partir da plataforma do programa nomeado por Macromedia DreamWeaver, e um Podcast, criado a partir de um site público em plataforma pré-estabelecida. Este site deverá oferecer serviços de busca, tradução, cadastros virtuais, fóruns de discussão, comunidades virtuais e outros recursos. Esse site será hospedado em um servidor pago, que por sua vez deverá oferecer recursos de banco de dados e linguagem de programação ASP.NET. Inclui-se neste site a conexão direta com o PoadCast que será mais que um anexo ou acessório, nele serão disponibilizadas as entrevistas, músicas e curiosidades, que servirão de recursos de complementação dos artefatos e da temática de rede e negociação.
Bibliografia:
MALHEIROS, Ana Paula S. e BORBA, Marcelo C. Centro virtual de modelagem: possibilidades e obstáculos. In: III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática, 2006, Águas de Lindóia-SP. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - G10 - Modelagem Matemática.MEDEIROS, Zulmira. A apropriação da cultura tecnológica na formação das redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo. 2005. 158f. Dissertação (mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Programa de mestrado em tecnologia, área de concentração: Educação Tecnológica.

Partes do Formulário - ORÇAMENTO

Provedor de hospedagem do website e registro do domínio de acesso

Provedor de hospedagem é a empresa contratada para reservar um espaço de armazenamento dos arquivos digitais que compõem o website e que permite o acesso aos usuários da internet.As tentativas de hospedagem grátis não foram suficientes para o conjunto de recursos ferramentas necessárias para atingir o objetivo do projeto.
Domínio de acesso pode ser entendido como a seqüência de caracteres a ser digitada no navegador de internet para o acesso de determinado website, geralmente começa por www.. O registro do domínio é feito no serviço nacional registro.br e é importante para a identidade do website.
R$ 150,00 anuais com recursos próprios

terça-feira, 1 de maio de 2007

Confabulando.....



Nosso site foi inaugurado com sucesso! muitos colegas visitaram e aprovaram o artefato do grupo. Novas propostas estão sendo preparadas a fim de melhorar a navegação e a interatividade do site. Nesta semana estamos com um problema no servidor, o mesmo deveria trabalhar com a plataforma Windows e ainda por motivo desconhecido foi trocado para a plataforma Linux. Isso significa que muitos dos recursos que estariam disponíveis no site ou não funcionarão, ou funcionarão incorretamente... estamos em negociação para chegarmos à alguma solução possível.
Também destacamos a entrevista (disponível em nosso PodCast) com o professor Heitor, bastante comentada e muito esclarecedora quanto ao motivo principal do Site, "o mito do Leão e a Gazela". Estamos preparando novas entrevistas que em breve estarão disponíveis no PodCast e em nosso site.

Sem mais nem menos.... estamos agora dedicados à configuração do projeto, delimitando a linha teórica e conceitual utilizada para a sua elaboração.

That´s all folks!!!!

terça-feira, 24 de abril de 2007

E ai?



Pois é, em comum acordo com o professor, finalmente efetivamos a união dos grupos Rede e Negociação, agora trata-se de um único projeto que terá como proposta dois artefatos, que por sua vez também estão trabalhando juntos! Acreditamos que essa negociação tornou mais acessível a pesquisa e o desenvolvimento dos artefatos propostos pelos grupos.
Por outro lado, também na semana passada estávamos com um impasse: "Cadastrar nosso website em um servidor pago", pois bem chegamos à uma definição, nosso website foi cadastrado no servidor kinghost (pago), assim ficaremos mais tranqüilos quanto aos recursos que necessitamos. Agora nosso endereço virtual para o nosso website é:

http://www.oleaoeagazela.kinghost.net , é mas já detectamos um problema ai... o endereço parece ser complicado demais e solicitamos a empresa uma alternativa à esse problema (estamos em negociação direta com a empresa) assim esse endereço ainda poderá mudar (esperamos que seja para melhor é claro). O site já está disponível e acessível, alguns serviços serão disponibilizados ao longo das próximas semanas, entretanto muitos outros tais como o grupo de pesquisa, links importantes e informativos gerais já estão prontos!
Nesta semana, estamos fazendo o trabalho de "marketing" divulgando nosso website e o nosso podcast entre os alunos, bem como realizando nossa primeira entrevista.
O entrevistado da semana será o professor Heitor do curso de Mestrado em Educação Tecnológica do Cefet-MG, ele fará algumas colocações acerca do mito do "Leão e a Gazela" e os desafios propostos no curso de Mestrado.
Fiquem atentos ao site e ao podcast! eles estão em contínua transformação!

TEMOS NOVIDADES TAMBÉM NO BLOG GALERA!!!
Nosso blog agora é também uma rede de notícias!!! veja no canto direito e também no final da página as principais notícias do Brasil e do Mundo!!!!

Abraços para todos!

terça-feira, 17 de abril de 2007

No último instante....



Bem, na semana passada, dedicamos à tentativa de solucionarmos a complexa situação referente à hospedagem do site... Pois bem... não temos uma solução "apresentável" para o momento, mas negociamos e decidimos que iremos hospedar nosso site em um provedor pago. Foi a melhor solução, uma vez que necessitávamos de alguns serviços inseridos em nosso site que infelizmente em um provedor gratuito não os teríamos....
Estamos aguardando a efetivação de nosso contrato com um servidor pago. Assim que for possível disponibilizaremos o novo endereço de acesso ao site.
Nesta semana, acreditamos que será possível um direcionamento à este respeito, "arrumar uma casa para o site", ou então seremos obrigados a recorrer ao MSP, "Movimento dos Sem Provedor". Brincadeiras à parte, mantemos e a cada dia reforçamos a parceria com o grupo Negociação, parceria esta que já tem cara de união de gêmeos siameses devido à grande proximidade, interatividade e amizade existente nessa Rede.
Mudando de assunto, para esta e as próximas semanas propomos dar seqüência ao desenvolvimento e o aprimoramento do website e do PodCast, bem como dedicarmos ao aprimoramento teórico acerca das temáticas.
Bem .... é isso ai....

domingo, 8 de abril de 2007

Na semana que passou...



Pois é pessoal, na semana que passou, dedicamos à "negociação" e ao planejamento do nosso objeto, o Web Site "O Leão e a Gazela", estamos enfrentando algumas dificuldades na escolha do domínio deste site, precisamos de um domínio que nos ofereça alguns recursos específicos a fim de que o site tenha alguma utilidade para o nosso público alvo; os alunos do curso de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

Também vale destacar aqui, que diante da diversidade e da complexidade do tema; "Redes" decidimos direcionar nossas pesquisas para o sentido das "Redes Sócio-Técnicas.
Bem, estamos ainda em fase de discussão e planejamento do site e do tema, mas em breve estaremos com as novidades esperadas além do site funcionando corretamente!

quinta-feira, 29 de março de 2007

O Leão e a Gazela - Vídeo


In-africa
Vídeo enviado por gattovelour

sexta-feira, 23 de março de 2007

Artefato - Ferramenta Virtual



Skovsmose e Borba (2004), apud Borba e Malheiros (2006) propõem que uma pesquisa pode ser analisada em termos de um triângulo onde os vértices são Situação Corrente (SC), Situação Imaginada (SI) e Situação Arranjada (SA).

Neste sentido nós, do grupo REDES, estaremos nos apoiando neste triângulo para pesquisa e contrução do nosso artefato.

quarta-feira, 21 de março de 2007

"Problemática ou Solucionática?"


Percebemos a dificuldade dos alunos do curso de Mestrado em Educação Tecnológica - CEFET-MG na interação e comunicação e a conseqüente concretização de redes de conhecimento sobre o cotidiano da vida acadêmica.
Assim sendo, pretendemos ampliar/melhorar as redes de comunicação/conhecimento entre os alunos do curso de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Para tal, nos situaremos dentre algumas concepções de rede na elaboração de uma ferramenta virtual.

Rede de Tarefas

Rede de tarefas é um dos recursos gráficos mais utilizados para representar as atividades de um projeto e suas relações de precedência.
A rede de tarefas de um projeto representa um mapa a ser seguido durante sua execução.
na rede de tarefas, cada atividade ou tarefa é representada por um nodo.
Esta rede pode ser usada como recurso de planejamento, execução e controle.

Fonte: MOURA, D. G. e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. Ed. Vozes, Petrópolis, 2006. p. 110 - 114

terça-feira, 20 de março de 2007

Sociedade em Rede




“Ainda que o conceito de rede seja utilizado para fazer referência a distintas realidades, apresenta, no entanto, como idéia comum, a imagem de pontos conectados por fios, de modo a formar a imagem de uma teia. Por intermédio dos estudos das redes pode-se, por exemplo, mapear as relações entre indivíduos ou grupos, iniciando-se pelos contatos diretos, ou estudá-los a partir das variáveis intensidade, tamanho, freqüência e qualidade dos contatos. Pensar uma sociedade em rede significa entendê-la na sua interdependência e policentrismo” (Oliveira APUD ANDRADE et al 2002).

ANDRADE, Gabriela R. B. de; VAITSMAN, Jeni. Apoio social e redes: conectando solidariedade e saúde. Ciênc. saúde coletiva., Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 Mar 2007. Pré-publicação. doi: 10.1590/S1413-81232002000400023

Redes e Educação

Conta-se que, há anos, uma expedição de cientistas encontrou, numa ilha remota, uma comunidade primitiva dispersa em tribos que comunicavam entre si por sinais de fumo. O entusiasmo dos primitivos com os rádio-telefones dos cientistas foi de tal forma expressivo que estes resolveram oferecer-lhes alguns aparelhos, antes de prosseguirem viagem. Passados dias, no trajecto de regresso, os cientistas interrogavam-se sobre como é que uma população culturalmente preparada para comunicar à distância, ainda que por métodos primitivos, teria reagido à posse de instrumentos de comunicação tão poderosos. A resposta dos nativos, por sinais e gestos entusiásticos, não se fez esperar – precisavam de mais rádio-telefones! “Mais porquê?”, perguntou o chefe da expedição, surpreendido. O intérprete da equipa conseguiu, então, decifrar a resposta: “Mais, porque já arderam todos. Faziam um fumo muito espesso, que produzia excelentes mensagens, mas agora não temos mais!”

Para continuar a ler este texto clique aqui http://eden.dei.uc.pt/~adf/cne2002.pdf

Redes Sociotécnicas

Redes sociotécnicas:
1) Uma das formas em que pode se desenvolver uma rede social. Aquela em que a tecnologia oferece a estrutura de sustentação das relações sociais que irão se estabelecer.
2) Denominada assim porque não se trata apenas de uma rede de computadores, nem tampouco de um aglomerado de pessoas, mas de uma interconexão de seres humanos - uma rede social - possibilitada pelas tecnologias. Nela, tudo se dá de forma peculiar, inclusive as relações entre as pessoas.

Fenômeno mais recente:
Estruturas de telecomuniações e tecnologias digitais

Estrutura:
Bruno Latour (1994) define a estrutura das redes sociotécnicas, onde o ser humano seria mais um nó numa estrutura não-linear sempre aberta a novos componentes.

Extraído de:
Redes Sociotécnicas - Cap. 4 da dissertação de mestrado de Zulmira Medeiros - A apropriação da cultura tecnológica na formação das redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo (2005)

segunda-feira, 19 de março de 2007

Redes Sociais


Refere-se a formas de organização social cujas ações buscam a complementaridade, a reciprocidade, a otimização das experiências e dos recursos existentes para o fortalecimento dos grupos sociais e dos indivíduos que participam de uma construção coletiva, a exemplo, as cooperativas, as organizações auto-gestionadas, entre outras. As redes rompem com a fragmentação do tecido social. Buscam resgatar a sociedade civil, religando tudo aquilo que foi desconectado. Nessa perspectiva, não existe nenhum pensamento, nenhuma prática ou trabalho que seja completo, pronto e acabado. Nem todas as redes têm compromisso com o coletivo e com a justiça social, como as redes de corrupção, de violência e da prostituição infantil. Diante disso, existem redes que merecem ser ativadas e outras que devem ser desativadas.
Fonte: FIDALGO, Fernando e MACHADO, Lucília (editores). Dicionário da Educação Profissional. Belo Horizonte:Núcleo de estudos sobre Trabalho e Educação, UFMG, 2000.

Definição de Rede para o dicionário da língua portuguesa on-line e Houaiss (dicionário eletrônico)




rede
do Lat. rete
s. f.,
tecido de malhas de variável largura para apanhar peixes, etc. ;
tecido de arame (para vedações, etc. );
leito balouçante feito de malha e que se suspende de dois ganchos nas extremidades;
Inform.,
totalidade dos circuitos e dispositivos de comutação que permitem a ligação entre os equipamentos terminais de dados;
fig.,
conjunto de linhas férreas, telegráficas, telefónicas, etc. ;
cilada;
compilação de coisas tecida pela intriga.
rede (Houaiss)
Derivação: por extensão de sentido = conjunto de pontos que se comunicam entre si.
Derivação: por metáfora = conjunto de pessoas ou estabelecimentos que mantêm contato entre si, ger. organizadas e sobre um único comando

sexta-feira, 16 de março de 2007

Introdução


A disciplina tem como proposta a elaboração de um Projeto de Trabalho pelos alunos visando também o desenvolvimento de um artefato ou objeto técnico como produto final.
O tema de trabalho deste grupo é REDE. As etapas de construção do projeto, o histórico do seu desenvolvimento e outras informações estarão disponíveis neste blog.