quarta-feira, 9 de maio de 2007

Partes do Formulário - METODOLOGIA

Diante do problema em questão e da necessidade de se delimitar o tema, o caminho a ser percorrido será através da conceituação e delimitação teórica acerca das temáticas de Redes Sociotécnicas e Negociação, o projeto segue buscando a construção de artefatos que sejam capazes de expressar as características básicas de Rede Sociotécnica e Negociação.

Skovsmose e Borba (2004), apud Malheiros e Borba (2006) propõem que uma pesquisa pode ser analisada em termos de um triângulo onde os vértices são:
· Situação Corrente (SC) – o ponto de partida.
· Situação Imaginada (SI) – o ponto que se deseja atingir.
· Situação Arranjada (SA) – Conjunto das táticas e estratégias do percurso na pesquisa.

Consideramos viável a adaptação dessa idéia de “triângulo” para realização de um trabalho. É considerada como situação corrente (SC) que algum aluno tem ou precisa de alguma informação e não tem onde disponibilizá-la ou onde procurá-la. A situação imaginada corresponde a um ambiente onde essas informações poderiam e estariam disponibilizadas. Já a situação que será arranjada (AS) é a criação de um sistema de comunicação virtual e interativo integrando um website e um podcast.

Para Skovsmose e Borba (2004), apud Malheiros e Borba (2006) “(...) uma situação arranjada é uma prática alternativa que emerge de uma negociação que envolve pesquisadores e professores (...). A situação arranjada pode ser limitada por diferentes tipos de estruturas e práticas constantes. Mas é sempre arranjada com a situação imaginada em mente” (p.8).

Para esses mesmos autores (...) pensar em pesquisa dessa forma, dá novos contornos à pesquisa ação, já que condiciona à análise da qualidade da pesquisa ao encontro de uma SC relevante e ao desenvolvimento de uma SI que revele uma possibilidade de mudança. É também analisada que praticamente nunca se chega a uma situação imaginada, mas sim a uma situação arranjada, que é uma adaptação da primeira diante de empecilhos de todo tipo que surgem (Skovsmose e Borba, 2004, Apud Malheiros e Borba, 2006, p.7).

Segundo Medeiros, (2005); “a rede sociotécnica é uma das formas em que pode se desenvolver uma rede social. [...] Denominada assim porque não se trata apenas de uma rede de computadores, nem tampouco de um aglomerado de pessoas, mas de uma interconexão de seres humanos - uma rede social - possibilitada pelas tecnologias. Nela, tudo se dá de forma peculiar, inclusive as relações entre as pessoas”.

Nesse contexto, os artefatos definidos foram um WebSite que será construído a partir da plataforma do programa nomeado por Macromedia DreamWeaver, e um Podcast, criado a partir de um site público em plataforma pré-estabelecida. Este site deverá oferecer serviços de busca, tradução, cadastros virtuais, fóruns de discussão, comunidades virtuais e outros recursos. Esse site será hospedado em um servidor pago, que por sua vez deverá oferecer recursos de banco de dados e linguagem de programação ASP.NET. Inclui-se neste site a conexão direta com o PoadCast que será mais que um anexo ou acessório, nele serão disponibilizadas as entrevistas, músicas e curiosidades, que servirão de recursos de complementação dos artefatos e da temática de rede e negociação.
Bibliografia:
MALHEIROS, Ana Paula S. e BORBA, Marcelo C. Centro virtual de modelagem: possibilidades e obstáculos. In: III Seminário internacional de pesquisa em educação matemática, 2006, Águas de Lindóia-SP. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - G10 - Modelagem Matemática.MEDEIROS, Zulmira. A apropriação da cultura tecnológica na formação das redes sociotécnicas: um estudo sobre o portal da rede municipal de ensino de São Paulo. 2005. 158f. Dissertação (mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Programa de mestrado em tecnologia, área de concentração: Educação Tecnológica.

Um comentário:

Anônimo disse...

[URL=http://www.cpmapelsin.com.ua/img/common/411/profiles5.html]порноролики ебля старых[/URL] [URL=http://opora.rv.ua/templates/opora_portal/images_red/430/profiles21.html]трахать в жопу видео фото[/URL]
подглядывание видео и фото скачать видео нудисты
http://opora.rv.ua/templates/opora_portal/css/425/profiles12.html порно фото бессплатно видео онлайн
[URL=http://netfilm.ru/youilove/pic/437/profiles49.html]видео холява[/URL] [URL=http://netfilm.ru/youilove/img/441/profiles89.html]секс порно сын трахает маму с открытым видео[/URL]
бусплатно скачять видео порно 18 летних елена бонд видео онлайн
http://netfilm.ru/bruner/press/429/profiles29.html видеорролики с драками
просмотр порна роликов google4534553453322